Jelcz 039 (1968-1972) foi um chassi experimental para ônibus urbanos desenvolvido pela JCZ (divisão de projetos para caminhões da Jelcz).
História do protótipo
Em 1968 uma equipe formada por 6 engenheiros da JCZ resolveu construir um chassi que atendesse as necessidades do transporte polonês, pois até então boa parte dos modelos fabricados no país eram licenciados.
A sua concepção durou 2 anos incluindo a carroceria que seria desenhada pelo setor de caminhões da empresa. Grande parte dessa morosidade, deve-se pelo fato de viverem sob o regime comunista que, preferia fabricar veículos de outros países sob licença do que investir em novas tecnologias, pois a segunda opção 'seria mais em conta'.
No entanto mesmo com os problemas de investimento os engenheiros terminaram o projeto 039, apresentando-o em junho de 1970.
Características
O chassi foi projetado para que o piso fosse de 600mm acima do solo em toda sua extensão. Para que isto fosse possível, foi usado sob licença um motor Leyland montado horizontalmente na traseira do veículo . No entanto este seria rebaixado e deslocado à esquerda para acomodar a caixa Voith Diwabus, de 4 velocidades, sob a plataforma dos assentos. Isso fez com que os assentos na traseira tivesse uma plataforma apenas à 30 cm do piso de 60cm, mesmo com motor sob ele.
A carroceria construída e planejada pelo setor de caminhões da Jelcz, tinha grandes janelas sendo apelidada de 'aquário'. O interior teve componentes de plástico no lugar da madeira e boa parte dele era vermelho. Além da boa visibilidade e assentos confortáveis , os passageiros contavam com um piso de 'apenas um degrau' e suspensão pneumática . Já o motorista além do câmbio Voith, ainda contava com direção assistida (mecanismo não informado) e painel moderno (em relação à outros modelos do país na época).
Externamente , a carroceria era retangular com janelas laterais e para-brisas nivelados. Na dianteira prevaleceu o par de faróis redondos e o radiador que, curiosamente, é na dianteira .
O fim
Apesar de ter rodado 60000km com excelente desempenho , em 1972 a Jelcz resolveu fabricar os modelos Berliet PR100 sob licença, interrompendo de vez o projeto 039.
Este ainda carecia de alguns toques finais, mas havia uma grande chance de ser um modelo bem popular na Polônia, porém a política falaria mais alto, pois foi verificado que o valor para implementação do modelo francês teve custos mais altos que a finalização do 'aquário'.
Características básicas
Comprimento: 12 metros
Piso : 650 mm acima do solo em toda sua extensão
Câmbio: Voith Diwabus automático 4 velocidades
Capacidade :105 passageiros (31 sentados)
Motor :Leyland SW680
Suspensão : à ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qualquer pessoa, mesmo que não seja registrada, pode comentar neste blog , inclusive de forma anônima.